sábado, 2 de novembro de 2013

Dissertação - Ciber-informações nativas: uma análise da circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas residentes no território brasileiro (2005-2012)


Dissertação

“Ciber-informações nativas: uma análise da circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas residentes no território brasileiro (2005-2012)” *

O trabalho “Ciber-informações nativas: uma análise da circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas residentes no território brasileiro (2005-2012)” defendido pela bolsista da CAPES Joana Brandão Tavares, com orientação do professor Elias Machado, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina em 2012 foi escolhido como Melhor Dissertação de Mestrado da oitava edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2013).

“Foi um trabalho de grande dedicação e é imensamente gratificante receber este reconhecimento de uma instituição tão séria academicamente como a SBPJor”, afirmou a pesquisadora premiada. “A dissertação de Joana Tavares trata de um objeto pouco estudado e tem alto padrão acadêmico. Um dos membros da banca examinadora, o professor Fausto Neto da Unisinos, chegou a propor para a mestranda que desse continuidade à pesquisa, candidatando-se de imediato ao doutorado”, explicou o orientador, Elias Machado.

Atualmente, Joana Tavares está na Índia, realizando trabalho voluntário na Associação Navdanya, após realizar estágio como jornalista na Deutsch Welle, em Berlim, na Alemanha. “Parabenizamos pela excelência acadêmica da dissertação”, disse o coordenador do PAGF-2013, professor Leonel Aguiar (PUC-RJ). “Nossos cumprimentos são efusivos, e o resultado expressa a seriedade do PAGF”, completou a presidente da SBPJor, professora Dione Moura, da UnB.

Nas oito edições da premiação, é a quarta vez que um orientando do professor Elias Machado recebe o Prêmio Adelmo Genro Filho. No ano passado, o prêmio de melhor dissertação de mestrado também coube a uma aluna formada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC: Juliana Fernandes Teixeira, autora de “Webjornalismo audiovisual universitário no Brasil: um estudo dos casos TV UVA, TV UERJ e TJ UFRJ (2001 – 2010)”.  Em 2006, a contemplada foi Leila Almeida, na categoria melhor dissertação, e, em 2009, a ganhadora foi Carla Schwingel, na categoria melhor tese de doutorado, ambas alunas do POSCOM/UFBA.

Elias Machado é professor do Departamento de Jornalismo, onde lidera o Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital (LAPJOR), e diretor de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC. 

O Prêmio Adelmo Genro Filho, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) desde 2005, seleciona anualmente os melhores trabalhos nas categorias de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de reconhecer um pesquisador sênior na área. É uma homenagem ao ex-professor da Universidade Federal de Santa Catarina, falecido em 1987, pela relevante contribuição para consolidar o Jornalismo como disciplina científica e prática profissional específica. Neste ano o trabalho de Joana Tavares concorreu com mais 34 outras dissertações inscritas por pesquisadores de programas de pós-graduação brasileiros. A entrega da premiação que consiste em placa e diploma para a ganhadora e diploma para o orientador está prevista para o dia 7 de novembro deste ano na Universidade de Brasília, durante o 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

Mais informações:
Joana Brandão Tavares: joanabrandao@hotmail.com
Prof. Elias Machado: elias.machado@ufsc.br
Telefone: +55 (48) 3721-9437

Para acessar a dissertação vencedora do Prêmio clique aqui.

Reproduzido de Notícias da UFSC
11 out 2013

RESUMO

Esta dissertação analisa as informações de autoria de povos indígenas produzidas para cibermeios com o objetivo de investigar como se dá a circulação dos conteúdos dessas publicações. Para analisar esse objeto, foi preciso sistematizar as principais características, usos e funções destas informações, aqui chamadas de ciber-informações nativas. A partir do aporte teórico das teorias do jornalismo alternativo, comunitário, público e participativo buscou-se compreender a função política e social destas informações na esfera pública e, assim, apreender seu potencial de circulação. A cobertura das organizações jornalísticas sobre povos indígenas também foi analisada, de forma que fosse possível compreender as inter-relações, reais e possíveis, entre diversas formas de comunicação na esfera pública. A metodologia utilizada foi a do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e os procedimentos metodológicos adotados foram entrevistas, questionários e análise de conteúdo das publicações dos cibermeios indígenas e jornalísticos. Conclui-se que os indígenas incorporaram as dinâmicas da sociedade em rede, da convergência e a política democrática e o modus operandi do jornalismo de publicização da informação desenvolvendo negociações que permitam alcançar objetivos individuais e comunitários. Observou-se três limitações na cobertura jornalística sobre povos indígenas: falta de diversidade de fontes, ausência da perspectiva indígena e simplificação da realidade indígena. As causas para essas limitações foram analisadas e articuladas no conceito de geografia da notícia, que busca descrever como as relações entre profissionais, técnica e deontologia jornalística, fontes e contexto cultural resultam no conhecimento transmitido nas notícias.

Palavras-chave: Jornalismo on-line, jornalismo participativo, povos indígenas, comunicação comunitária, blogues, rede.

Nenhum comentário: