terça-feira, 24 de setembro de 2013

I Encontro Brasil Indígena: A Temática Indígena na Escola


I Encontro Brasil Indígena: A Temática Indígena na Escola

A Fundação Araporã, instituição privada de interesse coletivo, sem fins econômicos e de caráter científico, educativo e cultural, organiza nos dias 24, 25 e 26 de Setembro de 1013 o1º Encontro Brasil Indígena, cujo tema este ano é A Temática Indígena na Escola. A proposta é articular, promover e fomentar as discussões sobre o ensino da cultura e história indígena nas escolas de ensino fundamental e médio, relacionado à implementação de Lei 11.645/08.

Passados cinco anos da publicação da lei, as ações educativas nas escolas ainda estão muito distantes do seu efetivo cumprimento, fato que envolve a necessidade de um compromisso maior dos governos nos três níveis, dos gestores escolares e dos educadores.

Assim, o I Encontro Brasil Indígena busca contribuir com o debate, promoção e troca de conhecimentos voltados para a compreensão da diversidade cultural e as práticas pedagógicas, destacando-se os seguintes objetivos:

Discutir a Lei 11.645/08 e as dificuldades e desafios da sua implementação na rede básica de ensino (público e privado);
Constituir um espaço dialógico, tendo em vista contribuir para a construção e difusão de conhecimentos relacionados à história e cultura indígena;
Contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais no que se refere à temática indígena na escola, na perspectiva do multiculturalismo;
Estabelecer diálogos interculturais entre professores indígenas e professores não–indígenas sobre os desafios das práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de História dos povos indígenas no Brasil;
Difundir ações didático-pedagógicas relacionadas ao reconhecimento, respeito e valorização dos povos indígenas;

Organização: Fundação Araporã

Coordenação: Dr. Robson Rodrigues e Dra. Grasiela Lima

Equipe de Apoio: Adriana Saraiva, Camila Ferreira Alves, Cleso Mendes, Flávia de Freitas Berto, Helton Galvão, Letícia Ribeiro, Luciane Alcântara, Maria Laura Scarpa, Natália Carvalho e Sara Herter.

Comissão Científica: Flávia de Freitas Berto, Grasiela Lima, Guilherme Ramos Cardoso e Robson Rodrigues.

Apoio/Parceria: ACAM/Portinari; APEOESP; CCL-FCL/UNESP-CAr; CEIMAM/UNESP; ISA (Instituto Socioambiental); MAPA (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara); Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre; SESC; UNIP; Zanettini Arqueologia.

Data: 24, 25 e 26/09/2013 (terça, quarta e quinta-feira)

Locais: SESC, UNIP e MAPA
Araraquara/SP

Metodologia do encontro

As atividades acadêmicas, pedagógicas e culturais do 1º Encontro Brasil Indígena compreendem palestra, conferência, mesas-redondas, minicursos, oficinas, comunicações orais, exposições iconográficas e apresentação cultural voltados para a discussão e promoção de  conhecimentos sobre a cultura e história indígena no Brasil.

A diversidade de atividades propostas tem como objetivo maior investir na formação de professores e estudantes, tendo em vista as relações entre educação e cultura em sociedades multiculturais como a brasileira.

A palestra de abertura, a conferência, a mesa-redonda e o simpósio constituem-se como oportunidades de reflexão e diálogos interculturais, na perspectiva da comunicação e aprendizagem entre culturas. A participação de lideranças e professores indígenas demonstra o reconhecimento e o respeito ao protagonismo destes sujeitos nos assuntos e discussões que lhes dizem respeito, especialmente quando se trata da sua própria história e cultura.

Os minicursos e as oficinas são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica voltada para construção de saberes relacionados à temática indígena na escola, esta entendida como lócus privilegiado na formação de sujeitos capazes de respeitar o diferente a partir de princípios éticos como a justiça, a igualdade, o diálogo e a solidariedade.


Mais informações na página da Fundação Araporã, clicando aqui.

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