sábado, 6 de julho de 2013

Dossiê: História das Populações Indígenas em Santa Catarina


O que você sabe sobre as populações indígenas? De que forma estes povos são percebidos pela sociedade?

Neste mês, a edição 54 da Revista História Catarina, preparou um dossiê sobre esta temática, tendo por objetivo apresentar os avanços da pesquisa efetuada por historiadores, em Santa Catarina, na área de história indígena.

Organizado pelo professor Dr. Rogério Rosa, os artigos selecionados buscam contemplar a trajetória dos povos indígenas em diversos momentos da história catarinense. Rafael Benassi dos Santos convida o leitor a fazer uma viagem no tempo para acompanhar os desdobramentos das ações em prol da educação indígena. Jaisson Teixeira Lino promove uma aventura pelo universo da arqueologia e revela a presença guarani no litoral catarinense.

Tamires Tavares Pacheco e Luísa Tombini Wittman destacam os contatos, geralmente traumáticos, estabelecidos com os Xokleng no Vale do Itajaí. Clóvis Antônio Brighenti e Carina Santos de Almeida exploram a violência e espionagem contra os Kaingáng durante o século XX.

Via História Santa Catarina no Facebook

06 jul 2013

A RevistaHistória Catarina nasceu como publicação trimestral, no último trimestre do ano de 2006. A partir da décima edição passou a ser publicada bimestralmente e, em janeiro de 2010, com a edição número 15, passou a ser uma revista mensal.

A Revista História Catarina, especializada em História, é publicada pela Editora Leão Baio Ltda.

Seu assunto principal é constituído por fatos históricos e curiosidades, relacionados a Santa Catarina, preferencialmente, e também ao Rio Grande do Sul e Paraná, os três Estados da Região Sul, interligados em muitos aspectos de suas respectivas Histórias.

Além destes assuntos, os artigos publicados nesta Revista abordam também fatos importantes da História Universal, entre outros temas, o que a torna não só um excelente material de apoio pedagógico mas uma leitura de interesse para os mais diversos leitores.

Nenhum comentário: