domingo, 27 de maio de 2012

UFSC: Observatório da Educação Escolar Indígena lança coleção de livros


Observatório da Educação Escolar Indígena lança coleção de livros

Em parceria com professores indígenas, um grupo de pesquisadores da UFSC lançou uma coleção sobre história e cultura de povos indígenas de Santa Catarina.  A publicação é resultado das atividades desenvolvidas no projeto “Autogestão e Processos Próprios de Aprendizagem: Desafios para uma Educação Escolar Indígena com Autonomia” e contem três livros. A equipe responsável pelo trabalho integra o Observatório de Educação Escolar Indígena, do Laboratório de HistóriaIndígena (Labhin), ligado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

A expectativa é de que o material seja um suporte para a implementação da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Cada livro foi produzido a partir de pesquisas desenvolvidas em uma Escola Indígena de Educação Básica (EIEB) do Estado e tratou sobre a história e cultura dos povos em Santa Catarina. O primeiro trata da EIEB Laklãnõ, do povo Xokleng, da cidade de José Boiteux. A segunda publicação aborda a maior escola indígena de Santa Catarina, a EIEB Cacique Vanhkrê, do povo Kaingang, no município de Ipuaçu. O terceiro livro é sobre a EIEB Wherá Tupã Poty Djá, do povo Guarani, que é o maior em população do Brasil.

Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Vulfe Nötzold, “mais de 100% dos objetivos foram atingidos”. “O trabalho realizado não foi só um levantamento de dados cru. Foi um momento forte de parceria e companheirismo entre as equipes do Observatório e essas escolas. E tudo isso foi para ganhar mais visibilidade entre outros estabelecimentos de ensino, indígenas ou não”, disse a técnica da Secretaria de Educação do Estado, Helena Alpini Rosa.

Todos os dados serão sistematizados e analisados pelos alunos e professores e enviados para o MEC, para colaborar com as reflexões sobre as demandas de políticas públicas para a educação indígena. Há ainda a intenção de continuar fazendo registros por meio de livros sobre essa temática, com uma abordagem mais ampla, mas com previsão de realização para o fim do ano.

Compareceram à cerimônia o professor Adir Valdemar Garcia (representando a reitora Roselane Neckel), a Pró-Reitora de Pós-Graduação, professora Joana Maria Pedro, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, professora Eunice Nodari e o doutorando em História, Sandor Fernando Bringmann, representando os bolsistas do projeto.

A equipe do Observatório teve o apoio da Capes, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep). A coleção está à venda no Labhin e custa R$ 30,00.

Outras informações pelo e-mail labhin@live.com ou com a professora Ana Lúcia Vulfe Nötzold, pelo telefone (48) 3721-4879.

Por Isadora Ruschel
Bolsista de Jornalismo na Agecom
25 mai 2012

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