segunda-feira, 21 de março de 2011

Aram Aharonian: “É preciso limitar as ações dos monopólios e democratizar a palavra”


“É preciso limitar as ações dos monopólios e democratizar a palavra”

Entrevista a Aram Aharonian
31/12/2010 

Segundo fundador da TV Telesur, nova etapa da democracia latino-americana não pode vir sem a democratização da comunicação


O espectro de radiodifusão pertence a todos e o setor privado não é proprietário desse espaço comum; utiliza-o apenas por meio de concessão pública. Sempre foi assim.

A questão é que, na América Latina, a população foi ensinada que as grandes tevês e rádios foram, desde seu início, grandes empresas com vocação para lucro sem obrigações legais junto ao cidadão. Pelo mundo afora, entretanto, os meios de comunicação precisam obedecer a leis rígidas, que impedem o monopólio comercial e ideológico desde há muitas décadas.

A Ley de Medios da Argentina, aprovada em outubro de 2009, vem impulsionando ainda mais o debate. Na Venezuela, há um processo para a regulamentação da mídia no país, inclusive a internet e, no Uruguai, estão ocorrendo discussões para regulamentar o setor em 2011. O Brasil tem ampliado a discussão por meio de Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, preparou um anteprojeto que visa a regular o setor e pretende entregá-lo ao Legislativo.

Para falar sobre essa nova onda latino-americana, Aram Aharonian, fundador e principal idealizador conceitual da TV Telesul, destaca ao Brasil de Fato a necessidade do enfrentamento e da união entre os “de baixo”, pois é daí que surgirá, na visão dele, o balizamento para uma verdadeira democracia comunicacional; nunca a partir de cima. Ele participou do encontro entre jornalistas latino-americanos “Construindo uma agenda democrática em comunicação”, realizado na sede da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), em Quito, Equador, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2010.

Eduardo Sales de Lima . Quito (Equador)

Leia a entrevista completa na página do Brasil de Fato . uma visão popular do Brasil e do mundo, clicando aqui

Aram Aharonian fará a conferência "A mídia e o imperialismo", nas Jornadas Bolivarianas, promovida pelo IELA/Instituto de Estudos Latino-Americanos, dia 06 de abril às 18:30 h, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade. Entrada gratuita. Confira a programação clicando aqui.

Nenhum comentário: