quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Assistir mais de duas horas de televisão aumenta riscos de doenças cardíacas


"Um estudo realizado nos domicílios do Reino Unido com mais de 4 mil adultos constatou que pessoas com o hábito diário de assistir 2 horas de televisão têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas. Segundo a pesquisa, a probabilidade é a mesma para quem faz uso de computadores em casa.

Para os entrevistados que disseram passar mais de 4 horas à frente de monitores foi avaliado um risco 125% maior de propensão à problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco. Este resultado foi atingido depois de uma comparação com pessoas que não assistem mais do que 2 horas de televisão por dia. 

Sobre as explicações científicas para comprovar esta tese, o documento, publicado pelo periódico especializado Journal of the American College of Cardiology, diz que passar muito tempo à frente da TV corrobora para a inflamação de uma proteína do nosso corpo. "Um quarto das associações entre o tempo gasto diante de um monitor e problemas cardiovasculares se explicou coletivamente pela proteína C-reativa (...)”, diz o estudo.

O cientista Emmanuel Stamakis, especialista em saúde pública, respondeu quais fatores foram levadas em conta ao formular o estudo. “Estas associações foram independentes dos tradicionais fatores de risco, como o tabagismo, a hipertensão, o índice de massa corporal, a classe social, bem com (a prática ou não de) exercícios", disse o pesquisador encarregado pela produção da pesquisa cardiológica com telespectadores".


Leia mais na página do Comunique-se clicando aqui.

Nenhum comentário: