Pergunta:
"Infância, Educação e Novas Tecnologias - O que fazer?"
Minha resposta:
Os
professores e pais (críticos) podem fazer a mediação dos programas e conteúdos
propagandeados pelas mídias hegemônicas e monopolizadas, criar condições para
que todos se livrem das imposições da indústria da educação/comunicação/informação,
e re-evolucionar criando os próprios canais de comunicação da escola para a sua
comunidade, para a sociedade e o mundo.
Dialogar,
escutar e re-conhecer na voz da criança o seu direito a participar e discutir
tudo, com ela re-criar o saber/fazer/poder e amar “na” Educação.
Trans-formar
cada sala de aula em uma Assembleia e, dali, desenhar os rumos da semana, do
bimestre, do semestre e do ano letivo, junto e respeitando a vontade e voz da
criança.
Re-fundar
o currículo, os conteúdos e o jeito de ensinar-aprender na Escola, não
reproduzir as arcaicas formas de silenciar a voz da criança - a começar do
"psiu!". Respeitar e libertar a voz da criança!
Exigir
que os governantes e poderes públicos respeitem os direitos da criança, em
especial no reconhecimento da comunicação como um direito humano.
Exigir
que a Escola seja adequada e aparelhada, garantindo o espaço privilegiado e fundamental
para que as tecnologias promovam as ações de Educação e Comunicação a fim de que
todos bem vivam na plenitude de seus direitos inalienáveis.
Lutar
pela democratização dos meios de comunicação!
Leo
Nogueira Paqonawta
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