terça-feira, 30 de novembro de 2010

I Congreso Internacional de Ética de la Comunicación . Março 2011 . Espanha


Los días 29, 30 y 31 de marzo de 2011 tendrá lugar en la Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla el I Congreso Internacional de Ética de la Comunicación

"Frente a la celeridad en los cambios producidos en el mundo de la comunicación, se requiere un buen ejercicio de responsabilidad ética protagonizada por los medios de comunicación, basado en el respeto a los derechos de las personas y un compromiso educativo con la formación cívica y política de la ciudadanía.

Sin una garantía efectiva de la independencia del profesional de la información, se puede padecer un “secuestro democrático” de quienes están llamados a servir a la opinión pública dentro de estructuras empresariales que se deben a otros intereses. La evolución de las distintas propuestas de Estatuto profesional y el debate sobre los modelos de organización profesional más efectivo, serán otros de los frentes que se aborden en el presente congreso".

Para maiores informações clique aqui.

Manifesto da Mídia Livre


Os que assinaram esse manifesto (2008) apresentaram algumas propostas e ideias que, entre outras, foram debatidas no FÓRUM MÍDIA LIVRE. 

"- O Estado atue no sentido de garantir a mais ampla diversidade de veículos informativos, da total liberdade de acesso à informação e do respeito aos princípios da ética no jornalismo e na mídia em geral;

- A Universidade dê sua contribuição para a democracia nas comunicações, em seus cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social, formando profissionais críticos que possam contribuir para a produção e distribuição de informação cidadã;

Finalmente, pensamos que há condições para que o movimento social democrático brasileiro e também os veículos da mídia livre mobilizem recursos e esforços para constituir um portal na internet, capaz de abrigar a diversidade das expressões da cidadania e de garantir a máxima visibilidade às iniciativas já existentes no ciberespaço".

Para ver o documento completo e as assinaturas colhidas até 21 out 2008 clique aqui.

A luta continua!

Filosofando sobre os telejornais...


Os telejornais segundo a ética


Devemos discutir os jornais da TV segundo a ética? Pouca gente dirá que não. Mas podemos dizer que eles sejam éticos? É difícil. (...) Então, como ficam os telejornais? (...) A questão ética, sobre os noticiários, está na qualidade da cobertura e na diversidade dos pontos de vista.

Renato Janine Ribeiro

Leia o texto acima, postado no site do autor em maio de 2002, clicando aqui.
O texto acima é um trecho do livro “O afeto autoritário – televisão, ética, democracia”. Para saber mais sobre o livro clique aqui.

 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Liberdade de expressão? Onde?



"Só vou acreditar na honestidade da defesa da liberdade de expressão, vinda de um grupo qualquer, quando a idéia de liberdade defendida esteja além da de só substituir os discursos oficiais pelos discursos oficialescos".

© 2010 Paulo Ghiraldelli Jr. filósofo, escritor e professor da UFRRJPublicado em 23/09/2010.


Ler tambémGrupo lança manifesto pela democracia Personalidades de diferentes setores promovem hoje em SP ato público com o objetivo de 'brecar a marcha para o autoritarismo'.

Foto do Blog do Ghiraldelli.